UEPB - Repositório Digital

A inclusão de alunos com autismo na escola regular: desafios e perspectivas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Bezerra, Regiclaudia da Silva
dc.date.accessioned 2014-07-02T13:52:48Z
dc.date.available 2014-07-02T13:52:48Z
dc.date.issued 2014-07-02
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4046
dc.description Bezerra, R. da S. A inclusão de alunos com autismo na escola regular: desafios e perspectivas. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O Brasil vivencia uma realidade atual com cerca de dois milhões de crianças e jovens com o transtorno do autismo e caminha para um futuro crescente deste número, segundo a ONU.Estes dados nos levam a uma série de questionamentos sobre nossas políticas públicas frente a esta realidade nas escolas regulares, em seu processo de inclusão de crianças com algum tido de transtorno, inclusive o autismo. Sabemos que o acometimento do transtorno autista estará presente independentemente da classe social ou da etnia em que esteja inserido o sujeito. No entanto, a disparidade ao acesso a informações e a uma educação de fato consolidada inclusiva ainda se torna privilégio de poucos que conseguem pagar os melhores “tratamentos” e boas escolas com profissionais com um nível de capacitação maior para lidar com o transtorno. O presente trabalho, que se constitui em uma pesquisa de caráter exploratório,faz uma breve reflexão sobre o processo de inclusão de alunos autistas na rede regular de ensino, bem como relata um caso de insucesso no processo de inclusão de uma criança autista na rede regular de ensino. Para tanto, procedeu-se uma revisão da literatura, bem como se realizou uma entrevista com os pais de uma criança autista. A pesquisa evidencia que não há inclusão sem que haja uma conscientização de todos os envolvidos no processo. Poder público, escola, professores e famílias necessitam juntar esforços para que de fato a inclusão seja consolidada na vida de um autista. Esperamos contribuir com o imenso diálogo urgente e necessário sobre a inclusão do aluno autista na escola regular. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Valdecy Margarida da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Especial pt_BR
dc.subject Educação Inclusiva pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.subject Inclusão Social pt_BR
dc.title A inclusão de alunos com autismo na escola regular: desafios e perspectivas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta