Resumo:
Esse artigo tem por finalidade, a partir da abordagem de Nigel Brooke (2006), discutir as políticas de responsabilização que são contempladas hoje na maioria das instancias educacionais e a postura dos profissionais da educação diante dessas novas políticas educacionais de responsabilização. Para tanto, dissertamos brevemente sobre a historia da educação e da formação de professores, além de arrazoarmos, com base em nossa pesquisa de campo, a respeito do que pensam os profissionais de educação quanto a essa responsabilização adicionada a atual responsabilidade para com a ministração e efetivação do processo de ensino – aprendizagem, a fim de tentarmos contribuir através do nosso trabalho para uma melhor compreensão do que tem permeado a construção da postura predominante desses profissionais da educação. Para a consecução do nosso intento, realizamos entrevistas com professoras de escolas públicas e privadas de Campina Grande. Através das respostas obtidas foi possível perceber como estas professoras concebem as políticas educacionais.
Descrição:
Nunes, F. E. S. A postura dos profissionais da educação diante das novas políticas educacionais de responsabilização. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.