Resumo:
É de extrema relevância estudar o comportamento de compra, pois permite conhecer o consumidor, suas necessidades e vontades. É preciso estar de olho no mercado e nas eventuais mudanças de comportamento. É o caso da indústria cosmética no Brasil que percebeu mudanças e necessidades no comportamento dos homens e passou a prestar mais atenção ao público masculino. Portanto, este estudo teve como objetivo diagnosticar por ordem de importância os fatores que influenciam o comportamento de compra dos estudantes do curso de administração em relação aos produtos e serviços de estética. Para isso foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o assunto, com foco nos fatores que influenciam o comportamento do consumidor, e uma pesquisa de campo, de cunho exploratório, cujo processo de amostragem foi por acessibilidade. O instrumento utilizado na coleta dos dados foi um questionário aplicado com 97 homens, estudantes do curso de administração da Universidade Estadual da Paraíba, na cidade de Campina Grande-PB. Os resultados revelaram que o fator social, psicológico, pessoal e cultural tem influência no comportamento desses consumidores, porém o fator que mais comanda esse comportamento é o fator psicológico, em seguida, o fator cultural, social, e por último, o fator pessoal.
Descrição:
BEZERRA, N. G. Diagnóstico do comportamento de compra dos estudantes do curso de administração da UEPB em relação aos produtos e serviços de estética. 2013. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Artigo]