UEPB - Repositório Digital

Práticas de leitura e escrita nos anos iniciais com oficinas pedagógicas: experiências a partir de projeto de extensão

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Érika Barbosa
dc.date.accessioned 2014-07-09T13:12:55Z
dc.date.available 2014-07-09T13:12:55Z
dc.date.issued 2014-07-09
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4154
dc.description Santos, É. B. Práticas de leitura e escrita nos anos iniciais com oficinas pedagógicas: experiências a partir de projeto de extensão. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Os estudos acerca de como ensinar na sala de aula vem assumindo um papel fundamental à medida que se desenvolve a sociedade e suas tecnologias. Fundamentado nisto, o proposto trabalho apresenta impressões acerca da ação pedagógica por meio de uma pesquisa realizada a partir do projeto de extensão intitulado "Saberes e Práticas Educativas em Ações Culturais Itinerantes na Biblioteca da Escola’’, foi realizado numa escola pública estadual da cidade de Campina Grande (PB), cujo foco era compreender as práticas sociais de leitura e escrita nos anos iniciais a partir da realização de oficinas pedagógicas com o uso de linguagens educativas que motivassem a leitura nas crianças. A proposta do artigo é discutir sobre a importância da leitura nos anos iniciais através de oficinas pedagógicas como proposta metodológica para o incentivo à leitura. Refletimos sobre a educação através dos estudos de Candau & Moreira (2003), discutimos leitura a partir de estudos de Rojo (2004) e repensamos a escrita através de estudos de Koch (2009), entre outros teóricos que debatem sobre questões que envolvem a escrita e a leitura na escola, pontuando aspectos significativos de sua produção neste ambiente. De acordo com as ações pedagógicas desenvolvidas durante a atuação, foi possível compreender que o processo de letramento dos colaboradores/as não está concluído, pois as práticas de leitura e escrita compreendem um amplo e contínuo processo no desenvolvimento de habilidades que favoreçam as crianças na comunicação e na socialização entre os indivíduos da sociedade na qual estão inseridas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Patrícia Cristina de Aragão Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Oficina Pedagógica pt_BR
dc.subject Projeto de Extensão pt_BR
dc.title Práticas de leitura e escrita nos anos iniciais com oficinas pedagógicas: experiências a partir de projeto de extensão pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta