UEPB - Repositório Digital

A importância do letramento no processo de aprendizagem da escrita: uma construção sociointeracional

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Vituriano, Nicielma Cristina Farias da Silva
dc.date.accessioned 2014-07-09T13:12:59Z
dc.date.available 2014-07-09T13:12:59Z
dc.date.issued 2014-07-09
dc.identifier.other CDD 374
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4155
dc.description Vituriano, N. C. F. da S. A importância do letramento no processo de aprendizagem da escrita: uma construção sociointeracional. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Os estudos sobre Educação de Jovens e Adultos (EJA) vêm ganhando espaço nas discussões atuais, principalmente, no que se refere ao alargamento da concepção de “alfabetização”, a partir da década de 1980 com as contribuições trazidas pelo debate em torno da categoria “letramento”. A concepção ampla de alfabetização é presente nas reflexões de Freire (2000, p. 88) quando este defende que o alfabetizando adulto já tem a leitura do mundo que precede a leitura da palavra, configurando-se dessa forma como portador de algum nível de letramento, embora não seja suficiente em uma sociedade seletiva como a nossa e com o exigente mercado de trabalho. Desse modo, no presente trabalho apresentamos um relato de experiência de alfabetização com uma pessoa idosa, experiência essa, ocorrida durante o período de outubro de 2012 a novembro de 2013. Buscamos através da vivência dessa experiência os seguintes objetivos: Compreender como vida e letramento se interligam formando novos saberes; Compreender como uma pessoa adulta analfabeta atua dentro de uma sociedade letrada e como a ausência do saber ler e escrever dificultam o exercício de uma vida mais autônoma; Refletir sobre como essa experiência educativa poderia contribuir com meu processo de formação docente. A construção da análise incorpora o registro em “Diário de Campo” das atividades de alfabetização desenvolvidas com dona Maria, fotografias e gravações de conversas com a alfabetizanda. Como principal companhia teórica, utiliza os aportes de Paulo Freire, Magda Soares e Leda Tfoune. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Elizabete Carlos do Vale pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Formação de Professores pt_BR
dc.title A importância do letramento no processo de aprendizagem da escrita: uma construção sociointeracional pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta