Resumo:
O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa de natureza
qualitativa, tendo em vista uma ação colaborativa realizada com uma turma do
quarto ano do ensino fundamental em uma escola municipal, localizada na
cidade de Campina Grande/PB, no período de outubro a fevereiro de 2014.
Teve como objetivo geral analisar se o uso de HQs digitais pode ser um
suporte de mediação à prática pedagógica docente a partir da vivência em sala
de aula. Para atender os objetivos propostos utilizou-se os seguintes
instrumentos de coleta: questionário para a professora, observação, registro e
participação dos alunos durante as construções das Histórias em Quadrinhos
(HQs). Com a pesquisa bibliográfica e a intervenção realizada em sala de aula,
verificou-se que as Histórias em Quadrinhos em junção com o computador
proporcionam às crianças benefícios como: autonomia, imaginação,
criatividade e colaboram para o desenvolvimento de suas potencialidades e
habilidades de leitura e escrita.
Descrição:
Feitosa, D. S. S. O uso do software "Hagáquê" como suporte à prática pedagógica. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.