UEPB - Repositório Digital

O uso do livro didático para o ensino de geografia da Paraíba nas séries iniciais

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gonçalves, Adelma Maria Guimarães
dc.date.accessioned 2014-07-09T13:14:07Z
dc.date.available 2014-07-09T13:14:07Z
dc.date.issued 2014-07-09
dc.identifier.other CDD 371.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4164
dc.description Gonçalves, A. M. G. O uso do livro didático para o ensino de geografia da Paraíba nas séries iniciais. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo discute o uso do livro didático para o ensino de geografia da Paraíba nas séries iniciais, destacando as categorias geográficas: espaço, paisagem e lugar, construídas junto ao livro didático, tendo como objetivo estimular uma prática pedagógica ativa junto aos docentes das séries iniciais, especialmente nas aulas de Geografia. Metodologicamente o estudo apresenta-se de caráter bibliográfico, utilizando como principal referência o livro didático de Geografia da Paraíba sugerido para o 4 º e 5º anodo Ensino Fundamental, além de obras de pesquisadores que estudam a Geografia nas séries inicias, especialmente Helena Callai. Uma das preocupações desse trabalho é contribui para contextualização da Geografia junto à realidade do aluno, evitando a fragmentação que muitas vezes é praticada por uma grande parcela dos docentes, por não terem conhecimento teórico e metodológico para lecionarem essa disciplina, empobrecendo a construção do conhecimento geográfico. Muitos docentes priorizam as disciplinas de Língua Português e Matemática deixando de lado a disciplina de Geografia, como as demais disciplinas, pois existe uma ideia que a alfabetização das crianças só ocorre através dessas duas disciplinas. Sabe-se que não existe disciplina mais importante do que a outra, pois é a partir da sistematização curricular que os discentes podem ser alfabetizados. Em síntese, o ensino da Geografia das séries iniciais pode ser executado por diversas metodologias e recursos, não apenas pelo livro didático, desconstruindo a ideia junto ao aluno que a disciplina de Geografia é desinteressante e que não interagem com a sociedade e natureza. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Juliana Nóbrega de Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Livro Didático pt_BR
dc.subject Geografia da Paraíba pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Prática Pedagógica pt_BR
dc.title O uso do livro didático para o ensino de geografia da Paraíba nas séries iniciais pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta