Resumo:
O presente artigo aborda a temática da linguagem musical inserida em um
contexto escolar na educação infantil, reconhecendo sua importância como
recurso facilitador do desenvolvimento da criança. Como também oferece
subsídios para que profissionais da educação possam desenvolver e valorizar
na sua prática pedagógica a implantação da música na sala de aula. Para
tanto, apresenta um levantamento histórico da música inserida na cultura. Em
seguida, aborda a influência espontânea da música na vida humana pautada
na discussão de estudiosos da área e dos documentos oficiais (LDB e RCNEI).
Apresenta de que forma a música está inserida na rotina da instituição de
Educação Infantil da rede de ensino pública municipal. Os dados coletados e
analisados na pesquisa de natureza qualitativa, por meio da observação da
prática pedagógica e da entrevista semi-estruturada, apontam que no ensino
de música, ainda, prevalece numa perspectiva de ensino de conteúdos,
vinculado a datas comemorativas, com poucos momentos de escuta,
apreciação e produção musical.
Descrição:
Gomes, D. B. A importância da música na educação infantil. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.