Resumo:
A alfabetização ocupa uma importante etapa da vida escolar de uma criança, por isso o presente trabalho aborda a temática da prática da professora de alfabetização que irá ser objeto de estudo. A finalidade desse trabalho é analisar as implicações da prática docente numa turma de alfabetização do 1º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Montadas. O método de pesquisa foi à abordagem qualitativa, no qual se fundamentou em alguns teóricos que abordam estudos sobre a alfabetização, dentre eles: ANTUNES 2003; CAGLIARI 2007; FERREIRO 2010; GARCIA 2008; MOLL 2009; SOARES 2009; TEBEROSKY 2008. As visitas à sala da classe de 1º Ano, da Escola Municipal Ensino Infantil e Fundamental Helena José Porto, ajudaram a abstrair os processos escolares que apresentavam, explícita e implicitamente, elementos os quais ajudaram a compreender a prática docente nessa classe de alfabetização. A coleta de dados contou com os seguintes instrumentos: o questionário composto de dez questões fechadas e a observação não participante das aulas. Acreditamos que com este estudo acadêmico, possamos levar o professor alfabetizador, que está atuando nas salas de alfabetização, a refletir sobre sua prática pedagógica; assim como a comunidade acadêmica pode utilizá-lo na formação de novos educadores, principalmente levando a compreensão do processo de alfabetização, que já é tão discutido mais na prática pouco é modificado.
Descrição:
Soares, A. O. S. Alfabetização: um olhar sobre a prática do professor. 2014. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.