dc.contributor.author |
Vasconcelos, Rossana Franklin Meira |
|
dc.date.accessioned |
2014-07-09T13:14:37Z |
|
dc.date.available |
2014-07-09T13:14:37Z |
|
dc.date.issued |
2014-07-09 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.89 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4172 |
|
dc.description |
Vasconcelos, R. F. M. Entre o olhar das professoras e o livro didático de história: o lugar dos povos indígenas no ensino fundamental. 2013. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem por objetivo geral analisar as visões sobre os povos indígenas nos livros didáticos de história a fim de conhecer a percepção docente do Ensino Fundamental I a respeito dessa temática. Nossa proposta é verificar a maneira como a autora do manual didático discute essa problemática e como as docentes se posicionam sobre esses conhecimentos no contexto da sala de aula. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que adotou e estudo de caso, envolvendo duas professoras de escola pública da rede municipal de Campina Grande – PB. Realizamos uma pesquisa bibliográfica que contemplou os teóricos da área, bem como utilizamos fontes documentais oficiais, o que nos permitiu a compreensão dessa realidade. Observamos que a temática indígena ainda precisa ser aprofundada nos espaços educacionais, uma vez que as abordagens são superficiais e não notabilizam as sociedades indígenas. Desse modo, o trabalho pretende contribuir para a reflexão sobre os povos indígenas defendendo sua visibilidade e valorização nos processos pedagógicos, sobretudo no ensino de história. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Patricia Cristina de Aragão Araújo |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Povo Indígena |
pt_BR |
dc.title |
Entre o olhar das professoras e o livro didático de história: o lugar dos povos indígenas no ensino fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |