UEPB - Repositório Digital

Entre o olhar das professoras e o livro didático de história: o lugar dos povos indígenas no ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Vasconcelos, Rossana Franklin Meira
dc.date.accessioned 2014-07-09T13:14:37Z
dc.date.available 2014-07-09T13:14:37Z
dc.date.issued 2014-07-09
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4172
dc.description Vasconcelos, R. F. M. Entre o olhar das professoras e o livro didático de história: o lugar dos povos indígenas no ensino fundamental. 2013. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem por objetivo geral analisar as visões sobre os povos indígenas nos livros didáticos de história a fim de conhecer a percepção docente do Ensino Fundamental I a respeito dessa temática. Nossa proposta é verificar a maneira como a autora do manual didático discute essa problemática e como as docentes se posicionam sobre esses conhecimentos no contexto da sala de aula. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que adotou e estudo de caso, envolvendo duas professoras de escola pública da rede municipal de Campina Grande – PB. Realizamos uma pesquisa bibliográfica que contemplou os teóricos da área, bem como utilizamos fontes documentais oficiais, o que nos permitiu a compreensão dessa realidade. Observamos que a temática indígena ainda precisa ser aprofundada nos espaços educacionais, uma vez que as abordagens são superficiais e não notabilizam as sociedades indígenas. Desse modo, o trabalho pretende contribuir para a reflexão sobre os povos indígenas defendendo sua visibilidade e valorização nos processos pedagógicos, sobretudo no ensino de história. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Patricia Cristina de Aragão Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Povo Indígena pt_BR
dc.title Entre o olhar das professoras e o livro didático de história: o lugar dos povos indígenas no ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta