Resumo:
Este trabalho teve por objetivo veri ficar se existem diferen ças signi ficativas entre
m édias das provas do ENEM 2011, entre alunos da rede p ública e privada do estado
da Para íba. Al ém disso, comparou-se a existência de diferen ça nas m édias de alunos do
estado da Para íba com os demais estados do Nordeste. Para o mesmo utilizou-se dados
do ENEM 2011 cuja taxa de participa ção das escolas foi igual a 50%, obtidos atrav és
do site do INEP. As vari áveis analisadas foras as m édias das provas de Ciências Humanas
(CH), Ciências da Natureza (CN), Matem ática (M), Linguagens de C ódigos (LC),
Objetivas (O) e Reda ção (R). Para analisar estas diferen ças utilizou-se testes estatí sticos
não-param étricos, testes cujo modelo não especi ficam condi ções sobre os parâmetros da
popula ção da qual extraiu-se a amostra. A amostra em estudo apresentou diferen ças
signi ficativas entre as m édias das provas do ENEM 2011 no ensino das redes p ública e
privada em todo Nordeste. Observou-se ainda que o estado da Para íba est á no mesmo
caminho que os demais estados da região, em todos os estados o ensino da rede p ública
foi desfavorecido.
Descrição:
COSTA, W. L. de B. Aplicação dos testes não-paramétricos em dados do ENEM 2011.
2012. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.