UEPB - Repositório Digital

Que razões levam os alunos de graduação a um fracasso generalizado nas disciplinas de cálculo diferencial e integral?

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Bezerra, Adriana da Silva Velozo
dc.date.accessioned 2014-07-09T17:25:59Z
dc.date.available 2014-07-09T17:25:59Z
dc.date.issued 2014-07-09
dc.identifier.other CDD 510
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4240
dc.description BEZERRA, A. da S. V. Que razões levam os alunos de graduação a um fracasso generalizado nas disciplinas de cálculo diferencial e integral? 2013. 213f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa foi realizada com alunos do curso de Licenciatura em Matemática, tendo como objetivo analisar as razões que levam os alunos de graduação a um fracasso generalizado na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário semi-aberto, aplicado aos alunos com o intuito de investigar quais as principais dificuldades enfrentadas por eles no ensino e aprendizagem nesta disciplina, quais as principais razões que os levam a reprovação, bem como suas opiniões sobre a forma que essa disciplina é ministrada para eles e o que poderia ser feito para que a situação atual do ensino de Cálculo Diferencial e Integral pudesse ser melhorada. A partir dos dados coletados iniciou-se uma análise qualitativa, com o objetivo de evidenciar o índice de dificuldades e de reprovações neste grupo de alunos, e também saber como os alunos têm se sentido no decorrer do estudo desta disciplina. Portanto, dentre todos os fatores encontrados, a análise desta pesquisa apontou para a metodologia utilizada pelos professores e para a falta de base trazida pelos alunos do ensino básico como principais fatores geradores de dificuldades e reprovações na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Dessa forma, pudemos constatar que as práticas tradicionais em que estas disciplinas estão sendo ministradas e o grande despreparo dos alunos ao ingressarem no curso superior, são determinantes para o grande fracasso dos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Silvanio de Andrade pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Cálculo diferencial e integral pt_BR
dc.title Que razões levam os alunos de graduação a um fracasso generalizado nas disciplinas de cálculo diferencial e integral? pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta