dc.contributor.author |
Bezerra, Adriana da Silva Velozo |
|
dc.date.accessioned |
2014-07-09T17:25:59Z |
|
dc.date.available |
2014-07-09T17:25:59Z |
|
dc.date.issued |
2014-07-09 |
|
dc.identifier.other |
CDD 510 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4240 |
|
dc.description |
BEZERRA, A. da S. V.
Que razões levam os alunos de graduação a um fracasso
generalizado nas disciplinas de cálculo diferencial e integral? 2013. 213f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente pesquisa foi realizada com alunos do curso de Licenciatura em Matemática,
tendo como objetivo analisar as razões que levam os alunos de graduação a um fracasso
generalizado na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Para a coleta dos dados foi
utilizado um questionário semi-aberto, aplicado aos alunos com o intuito de investigar
quais as principais dificuldades enfrentadas por eles no ensino e aprendizagem nesta
disciplina, quais as principais razões que os levam a reprovação, bem como suas opiniões
sobre a forma que essa disciplina é ministrada para eles e o que poderia ser feito para que a
situação atual do ensino de Cálculo Diferencial e Integral pudesse ser melhorada. A partir
dos dados coletados iniciou-se uma análise qualitativa, com o objetivo de evidenciar o
índice de dificuldades e de reprovações neste grupo de alunos, e também saber como os
alunos têm se sentido no decorrer do estudo desta disciplina. Portanto, dentre todos os
fatores encontrados, a análise desta pesquisa apontou para a metodologia utilizada pelos
professores e para a falta de base trazida pelos alunos do ensino básico como principais
fatores geradores de dificuldades e reprovações na disciplina de Cálculo Diferencial e
Integral. Dessa forma, pudemos constatar que as práticas tradicionais em que estas
disciplinas estão sendo ministradas e o grande despreparo dos alunos ao ingressarem no
curso superior, são determinantes para o grande fracasso dos alunos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Silvanio de Andrade |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Cálculo diferencial e integral |
pt_BR |
dc.title |
Que razões levam os alunos de graduação a um fracasso generalizado nas disciplinas de cálculo diferencial e integral? |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |