dc.contributor.author |
Santos, Maria José Batista de Souza |
|
dc.date.accessioned |
2014-07-11T17:10:30Z |
|
dc.date.available |
2014-07-11T17:10:30Z |
|
dc.date.issued |
2014-07-11 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372. 7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4290 |
|
dc.description |
SANTOS, M. J. B. de S. O ensino e aprendizagem das frações utilizando materiais concretos.
2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo desse trabalho é verificar as contribuições do uso de materiais didáticos
manipuláveis no ensino aprendizagem das frações, fazendo um estudo comparativo
entre metodologias diferentes adotadas em duas salas de aula de 6⁰ ano do ensino
fundamental. Em ambas as turmas trabalhamos o conteúdo de frações através da aula
expositiva, aplicamos um questionário (Q
₁) para analisarmos os dados obtidos em
relação a essa metodologia. Em seguida, adotamos uma metodologia diferente,
utilizamos o material concreto, especificamente, os discos de frações, onde os alunos
tiveram a oportunidade de conhecer e manusear esses materiais, por fim, aplicamos
outro questionário (Q₂) para verificarmos a eficácia desse método de ensino. Os
resultados obtidos através da aula prática mostram que os alunos apresentaram um
melhor desempenho na aprendizagem. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Pedro Lúcio Barboza |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Frações |
pt_BR |
dc.subject |
Material didático |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Matemática |
pt_BR |
dc.title |
O ensino e aprendizagem das frações utilizando materiais concretos |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |