UEPB - Repositório Digital

O ensino e aprendizagem das frações utilizando materiais concretos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Maria José Batista de Souza
dc.date.accessioned 2014-07-11T17:10:30Z
dc.date.available 2014-07-11T17:10:30Z
dc.date.issued 2014-07-11
dc.identifier.other CDD 372. 7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4290
dc.description SANTOS, M. J. B. de S. O ensino e aprendizagem das frações utilizando materiais concretos. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo desse trabalho é verificar as contribuições do uso de materiais didáticos manipuláveis no ensino aprendizagem das frações, fazendo um estudo comparativo entre metodologias diferentes adotadas em duas salas de aula de 6⁰ ano do ensino fundamental. Em ambas as turmas trabalhamos o conteúdo de frações através da aula expositiva, aplicamos um questionário (Q ₁) para analisarmos os dados obtidos em relação a essa metodologia. Em seguida, adotamos uma metodologia diferente, utilizamos o material concreto, especificamente, os discos de frações, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e manusear esses materiais, por fim, aplicamos outro questionário (Q₂) para verificarmos a eficácia desse método de ensino. Os resultados obtidos através da aula prática mostram que os alunos apresentaram um melhor desempenho na aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Pedro Lúcio Barboza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Frações pt_BR
dc.subject Material didático pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.title O ensino e aprendizagem das frações utilizando materiais concretos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta