Resumo:
A investigação das atividades educacionais desenvolvidas em espaços não formais de
educação como os Museus e Centros de Ciências, tem atraído a atenção de muitos
pesquisadores nacionais e internacionais, e o crescimento desses espaços vem colocando para
as escolas e universidades uma nova demanda relacionada à formação de profissionais para
atuação em situações diferentes daquelas de uma sala de aula formal de ciências. Com a
reestruturação e inauguração do Museu Vivo da Ciência de Campina Grande, alguns
estudantes do curso de Licenciatura em Física foram selecionados para um período de atuação
como monitores naquele espaço expositivo de educação não formal. Neste trabalho
apresentaremos alguns resultados de uma pesquisa que procura investigar o tipo de reflexão
que o estudante/monitor estabelece com a sua nova prática pedagógica, o novo local de
trabalho e com o público visitante. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujos
principais instrumentos de coleta de dados serão a entrevista semiestruturada e a observação
participante. Acreditamos que a investigação representará uma importante contribuição para a
prática pedagógica em espaços não formais de educação e, embora a pesquisa ainda esteja em
curso, decidimos colocar em discussão algumas de nossas impressões preliminares.
Descrição:
CARVALHO, D. V. de. Reflexão de estudantes/monitores sobre sua prática pedagógica no espaço do Museu Vivo da Ciência. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.