UEPB - Repositório Digital

A inserção da História da Matemática no ensino da equação do 2º grau

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santana, Lidiane Tavares de
dc.date.accessioned 2014-07-11T18:00:08Z
dc.date.available 2014-07-11T18:00:08Z
dc.date.issued 2014-07-11
dc.identifier.other CDD 510.981
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4303
dc.description SANTANA, L. T. de. A inserção da História da Matemática no ensino da equação do 2º grau. 2013. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste trabalho é propor a inserção da História da Matemática no ensino da Equação do 2º grau e mostrar como este conteúdo se apresenta nos livros didáticos adotados pelas escolas públicas de Ensino Fundamental. Desta forma, apresenta-se a importância da inserção da História da Matemática para o processo de ensino-aprendizagem. Destaca-se alguns tópicos sobre a História da equação do 2º grau, mostrando as contribuições das diversas culturas em diferentes épocas, em virtude de revelar ao aluno a Matemática como uma criação humana, possibilitando um aprendizado mais significativo desses conhecimentos matemáticos e desmistificando a ideia de que a aprendizagem de matemática se dá através de um acúmulo de fórmulas e algoritmos. Foi também, realizada uma oficina mostrando a evolução histórica do conceito e as contribuições de diferentes povos para o desenvolvimento de um método eficaz de resolução da Equação do 2º grau. Portanto, através deste trabalho revela-se que a inserção da História da Matemática no ensino da equação do 2º grau traz inúmeros benefícios para o ensino da própria matemática. Para alcançar os objetivos desejados realizou-se análise de quatro livros didáticos de matemática do 9º ano do Ensino Fundamental; aplicação de um questionário e a realização de uma experiência em sala de aula aplicando os diversos métodos de resolução de equação do 2º grau utilizados pelas civilizações antigas e o método atual, utilizando a fórmula geral conhecida no Brasil como fórmula de Bhaskara. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Silvanio de Andrade pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject História da Matemática pt_BR
dc.subject Ensino da Matemática pt_BR
dc.subject Fórmula de Bhaskara pt_BR
dc.title A inserção da História da Matemática no ensino da equação do 2º grau pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta