Resumo:
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID tem como objetivo
valorizar o magistério, incentivando os graduandos que optam pela carreira na educação
básica. Portanto, este relato tem por objetivo descrever a experiência de uma
intervenção pedagógica do PIBID, no ensino médio a partir de uma discussão e reflexão
acerca da Saúde e Atividade Física no cotidiano dos estudantes do 2º ano do ensino
médio da Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral – PB. Os planos de aula
para a intervenção foram construídos a partir da realidade institucional, buscando
aspectos específicos e sistematizados através da observação participativa, registrando os
avanços, dificuldades e resultados de cada aula. Essa construção teve como eixo
norteador os PCN (2000) e PCN+ (2002), apesar de algumas dificuldades encontradas
os trabalhos e propostas do PIBID seguiram de forma objetiva e gradativa obtendo
avanços significativos no processo da aprendizagem integral dos educandos. Como
também, o auxílio e apoio do Professor Supervisor dentro da escola foi possível
estruturar um conhecimento inacabado o que propiciou um amadurecimento acadêmico
para os bolsistas/Pibidianos. Portanto, no desenvolvimento do conteúdo Atividade
Física e Saúde pudemos concluir que os conteúdos da Educação Física não deve ser
reduzida apenas ao cumprimento de exercícios que objetivam a saúde no ambiente
escolar, pois a disciplina não se restringea a gestos motores, o professor pode centrar
sua prática no confrontamento das informações midiáticas com os conhecimentos
propostos na escola estabelecendo uma relação que promova a criticidade do estudante
através de propostas diferenciadas que dialoguem com a realidade.
Descrição:
SILVA, A. da. Discutindo saúde e atividade física: uma ação do PIBID na Educação Física.
2013. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.