UEPB - Repositório Digital

Discutindo saúde e atividade física: uma ação do PIBID na Educação Física

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Aluska da
dc.date.accessioned 2014-07-11T18:04:10Z
dc.date.available 2014-07-11T18:04:10Z
dc.date.issued 2014-07-11
dc.identifier.other CDD 613. 7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4308
dc.description SILVA, A. da. Discutindo saúde e atividade física: uma ação do PIBID na Educação Física. 2013. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. pt_BR
dc.description.abstract O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID tem como objetivo valorizar o magistério, incentivando os graduandos que optam pela carreira na educação básica. Portanto, este relato tem por objetivo descrever a experiência de uma intervenção pedagógica do PIBID, no ensino médio a partir de uma discussão e reflexão acerca da Saúde e Atividade Física no cotidiano dos estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral – PB. Os planos de aula para a intervenção foram construídos a partir da realidade institucional, buscando aspectos específicos e sistematizados através da observação participativa, registrando os avanços, dificuldades e resultados de cada aula. Essa construção teve como eixo norteador os PCN (2000) e PCN+ (2002), apesar de algumas dificuldades encontradas os trabalhos e propostas do PIBID seguiram de forma objetiva e gradativa obtendo avanços significativos no processo da aprendizagem integral dos educandos. Como também, o auxílio e apoio do Professor Supervisor dentro da escola foi possível estruturar um conhecimento inacabado o que propiciou um amadurecimento acadêmico para os bolsistas/Pibidianos. Portanto, no desenvolvimento do conteúdo Atividade Física e Saúde pudemos concluir que os conteúdos da Educação Física não deve ser reduzida apenas ao cumprimento de exercícios que objetivam a saúde no ambiente escolar, pois a disciplina não se restringea a gestos motores, o professor pode centrar sua prática no confrontamento das informações midiáticas com os conhecimentos propostos na escola estabelecendo uma relação que promova a criticidade do estudante através de propostas diferenciadas que dialoguem com a realidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Jozilma de Medeiros Gonzaga pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.subject PIBID pt_BR
dc.subject Atividade física pt_BR
dc.title Discutindo saúde e atividade física: uma ação do PIBID na Educação Física pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta