Resumo:
O presente Estudo teve por objetivo relatar e discutir a possibilidade da utilização dos recursos
midiáticos e técnicos tanto para avaliação das aulas quanto à revisão dos conteúdos, e, no incentivo a
criticidade dos alunos, através das intervenções do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à
Docência - PIBID. Este Relato oferece à comunidade acadêmica mais uma ferramenta que pode e
deve ser utilizada pela Educação Física para construção de cidadãos mais críticos e reflexivos acerca
de suas práticas corporais e do meio em que se inserem. Com isso, a Educação Física oportuniza aos
alunos aprofundar seus conhecimentos, deixando que estes encontrem soluções aos problemas
enfrentados cotidianamente de forma participativa. Assim, surgiu a ideia de se criar um Jornal
Escolar intitulado “SC Jornalismo” (Severino Cabral Jornalismo), que, a partir das atividades
realizadas em sala de aula foi composto por duas edições abordando temas gerais, mas buscando
enfatizar os temas da Cultura Corporal, sobretudo aqueles ministrados durante o período de
intervenção do PIBID nas aulas (Esporte, Jogos Populares, Atividade Física e Saúde, Dança e
Ginástica Rítmica), dentre outros temas eleitos como importantes para os discentes. A criação do
Jornal Escolar buscou interligar a Educação Física às demais disciplinas escolares em concordância
com o Projeto Político Pedagógico da Instituição. Assim, o SC Jornalismo contribuiu para
concretizar essas diretrizes ao mesmo tempo em que apresentou aos alunos e demais atores do
âmbito da Escola Severino Cabral uma nova possibilidade de se trabalhar os mais diversos
conteúdos, a partir do Macrocampo “COMUNICAÇÃO, USO DE MÍDIAS E CULTURA DIGITAL
E TECNOLÓGICA”, e refletindo acerca deles através dos preceitos da Educomunicação, a qual é
uma vertente da educação que compreende a necessidade de capacitação dos jovens para que tenham
uma visão crítica dos meios de comunicação, entendendo a função social, política e cultural da
mídia, dinamizando e otimizando, assim, o processo de ensino aprendizagem como se propõe o
PIBID.
Descrição:
GOMES, R. da S. Comunicação, uso de mídias e cultura digital: o jornal escolar como ferramenta pedagógica para o PIBID-Educação Física. 2013. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.