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Comunicação, uso de mídias e cultura digital: o jornal escolar como ferramenta pedagógica para o PIBID-Educação Física

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dc.contributor.author Gomes, Ricardo da Silva
dc.date.accessioned 2014-07-11T18:04:21Z
dc.date.available 2014-07-11T18:04:21Z
dc.date.issued 2014-07-11
dc.identifier.other CDD 302. 23
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4309
dc.description GOMES, R. da S. Comunicação, uso de mídias e cultura digital: o jornal escolar como ferramenta pedagógica para o PIBID-Educação Física. 2013. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. pt_BR
dc.description.abstract O presente Estudo teve por objetivo relatar e discutir a possibilidade da utilização dos recursos midiáticos e técnicos tanto para avaliação das aulas quanto à revisão dos conteúdos, e, no incentivo a criticidade dos alunos, através das intervenções do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. Este Relato oferece à comunidade acadêmica mais uma ferramenta que pode e deve ser utilizada pela Educação Física para construção de cidadãos mais críticos e reflexivos acerca de suas práticas corporais e do meio em que se inserem. Com isso, a Educação Física oportuniza aos alunos aprofundar seus conhecimentos, deixando que estes encontrem soluções aos problemas enfrentados cotidianamente de forma participativa. Assim, surgiu a ideia de se criar um Jornal Escolar intitulado “SC Jornalismo” (Severino Cabral Jornalismo), que, a partir das atividades realizadas em sala de aula foi composto por duas edições abordando temas gerais, mas buscando enfatizar os temas da Cultura Corporal, sobretudo aqueles ministrados durante o período de intervenção do PIBID nas aulas (Esporte, Jogos Populares, Atividade Física e Saúde, Dança e Ginástica Rítmica), dentre outros temas eleitos como importantes para os discentes. A criação do Jornal Escolar buscou interligar a Educação Física às demais disciplinas escolares em concordância com o Projeto Político Pedagógico da Instituição. Assim, o SC Jornalismo contribuiu para concretizar essas diretrizes ao mesmo tempo em que apresentou aos alunos e demais atores do âmbito da Escola Severino Cabral uma nova possibilidade de se trabalhar os mais diversos conteúdos, a partir do Macrocampo “COMUNICAÇÃO, USO DE MÍDIAS E CULTURA DIGITAL E TECNOLÓGICA”, e refletindo acerca deles através dos preceitos da Educomunicação, a qual é uma vertente da educação que compreende a necessidade de capacitação dos jovens para que tenham uma visão crítica dos meios de comunicação, entendendo a função social, política e cultural da mídia, dinamizando e otimizando, assim, o processo de ensino aprendizagem como se propõe o PIBID. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject PIBID pt_BR
dc.subject Educomunicação pt_BR
dc.subject Jornal escolar pt_BR
dc.subject Recursos midiáticos pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.title Comunicação, uso de mídias e cultura digital: o jornal escolar como ferramenta pedagógica para o PIBID-Educação Física pt_BR
dc.type Other pt_BR


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