UEPB - Repositório Digital

Em busca de uma metodologia eficaz para o ensino e aprendizagem de frações

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Samuel Carlos Vieira da
dc.date.accessioned 2012-10-10T15:39:42Z
dc.date.available 2012-10-10T15:39:42Z
dc.date.issued 2012-10-10
dc.identifier.other CDD 510.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/430
dc.description SILVA, S. C. V. da. Em busca de uma metodologia eficaz para o ensino e aprendizagem de frações. 2011. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem por objetivo estudarmos as frações, através da aplicação de uma proposta metodológica inovadora, em busca da compreensão de um conteúdo que não é tão fácil a sua assimilação. Nós como professores temos a responsabilidade de nos atualizarmos, buscando inovações e renovações, usando recursos didáticos (material concreto), envolvendo situações problemas do nosso cotidiano. Com isso o aluno irá assimilar e compreender melhor o conteúdo, ao contrário do ensino tradicional que utiliza aulas expositivas, usando apenas como recursos didáticos o quadro, giz e o livro, apresentando fórmulas de forma mecânica, fazendo com que o aluno crie aversão à matemática. Iniciamos este trabalho, realizando uma pesquisa bibliográfica sobre o ensino e aprendizagem de fração, relatando sua história e abordando o ensino de fração através de livros didáticos distintos. Logo depois aplicamos em sala de aula o kit pedagógico de frações numa Escola Estadual de Queimadas – PB, observando os benefícios alcançados. Desta forma, desenvolvemos este trabalho em busca de uma metodologia voltada para o ensino-aprendizagem, procurando nos identificar com situações problemas em nosso cotidiano, voltado ao conteúdo de frações, o qual é de grande importância para o ensino de matemática. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Aníbal de Menezes Maciel pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Fração Matemática pt_BR
dc.title Em busca de uma metodologia eficaz para o ensino e aprendizagem de frações pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta