Resumo:
Neste trabalho, apresentam-se observações e reflexões acerca de uma pesquisa realizada em uma escola particular de Campina Grande - PB com o objetivo de perceber a contribuição dos jogos para a aprendizagem lógica-matemática de alunos na faixa etária de 6 e 7 anos, além de identificar quais tipos de jogos são mais significativos para o aprendizado desse grupo. Visto que os jogos cumprem papéis diversos relacionados à ludicidade e aprendizagem e podem contribuir para um melhor desenvolvimento cognitivo das crianças. Sendo assim, para fundamentar esta pesquisa, nos baseamos nas contribuições de Piaget (1983); Caillois (1990); Antunes (2008); Coll (2004), entre outros, pois compreendemos que estes autores abordam temas que corroboram com nossa análise e também com nossa prática de sala de aula, uma vez que o processo educacional, atualmente, vem exigindo cada vez mais a utilização de recursos lúdicos que garantem a eficácia do desenvolvimento cognitivo e integral da criança. Para a realização dessa pesquisa, utilizamos como base o método qualitativos, havendo interação entre pesquisador e objeto de estudo. Levaremos em consideração a necessidade que, por muitas vezes o professor enfrenta em sala de aula, da utilização de ferramentas que facilitem a aprendizagem das crianças desta faixa etária referente aos conteúdos matemáticos. Conclui-se, então, que a ludicidade é de extrema importância para o auxílio da aprendizagem das crianças na faixa etária de 6 e 7 anos.
Descrição:
Alencar, C. O. de. Os jogos como atividade significativa no desenvolvimento lógico - matemático com crianças de 6 e 7 anos. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.