Resumo:
Este estudo partiu da necessidade de compreendermos a importância das crianças estarem envoltas em um ambiente lúdico, com foco nos momentos de contação de histórias. Partimos do pressuposto de que a leitura sendo apresentada de forma lúdica favorece a conquista de novos leitores. A crença nesse fato nos levou ao desejo de sabermos o que os professores pensam sobre essa questão. Para tanto, entrevistamos 10 professores atuantes na docência em Educação Infantil. Os sujeitos investigados socializaram seus pontos de vista sobre a contação de história e a forma como atuam em sala de aula junto às crianças. Inicialmente, nos debruçamos em uma pesquisa bibliografia baseando-nos em Hermida (2009), Vigotsky (1998), Machado (2000), entre outros. Com a exploração bibliográfica foi possível observar como diversos autores tratam a ludicidade e a leitura (contação de histórias) sob diferentes enfoques e aspectos. A nossa curiosidade primordial em sabermos se o lúdico e a contação de histórias caminham juntos é saciada por meio da análise dos dados. Os docentes afirmam com unanimidade os benefícios dessa parceria.
Descrição:
Souza Neta, R. de. Leitura e ludicidade na educação infantil: a contação de histórias favorecendo a conquista de novos leitores. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.