UEPB - Repositório Digital

Tecnologias Assistivas e Inclusão Digital: A importância do computador no processo de aprendizagem de crianças com deficiência intelectual da APAE- Campina Grande/ PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Tarcia Paulino da
dc.date.accessioned 2014-07-14T18:16:02Z
dc.date.available 2014-07-14T18:16:02Z
dc.date.issued 2014-07-14
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4346
dc.description Silva, T. P. da. Tecnologias Assistivas e Inclusão Digital: A importância do computador no processo de aprendizagem de crianças com deficiência intelectual da APAE- Campina Grande/ PB. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados da investigação acerca da importância das tecnologias assistivas na vida das crianças, com deficiência intelectual, que são atendidas na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campina Grande. Além disso, discutir como as tecnologias podem favorecer não só pedagogicamente, mas socialmente através da inclusão digital dessas pessoas. Para tanto, a partir de uma pesquisa qualitativa na APAE/CG com crianças, com paralisia cerebral, atendidas no laboratório de informática foi possível compreender como funciona o atendimento a esse grupo específico, analisando de que modo as tecnologias assistivas, incorporadas pedagogicamente, influenciam no apoio à aprendizagem desses alunos, como também a identificação dos softwares que contribuem para o desenvolvimento de crianças com deficiência intelectual. Antes da pesquisa in locu, foi feito levantamento bibliográfico sobre tecnologias na educação, tecnologias assistivas, educação especial, entre outros temas envolvidos através de alguns teóricos como (ALLEGRETTI, 2005; KENSKI, 2004; RIBEIRO, 2013; VALENTE, 2005) entre outros verificando-se que as tecnologias assistivas, especialmente, o computador, contribuem no processo de aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais, pois estes recursos podem dar aos mesmos a oportunidade de se comunicar e interagir com o professor e outras pessoas. Sendo assim, considerando as observações na APAE, verificou-se que através das aulas de informática os alunos têm a oportunidade de construir seu conhecimento permeado pela interação não só com os outros alunos, mas também com a família superando seus limites e interiorizando o conhecimento de maneira lúdica. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Roseane Albuquerque Ribeiro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Especial pt_BR
dc.subject Educação Tecnológica pt_BR
dc.subject Inclusão Digital pt_BR
dc.subject Inclusão Social pt_BR
dc.title Tecnologias Assistivas e Inclusão Digital: A importância do computador no processo de aprendizagem de crianças com deficiência intelectual da APAE- Campina Grande/ PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta