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Utilizando o tangram para introduzir conteúdos matemáticos

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dc.contributor.author Araújo, Maria do Socorro Ramos
dc.date.accessioned 2012-10-10T15:40:36Z
dc.date.available 2012-10-10T15:40:36Z
dc.date.issued 2012-10-10
dc.identifier.other CDD 371.337
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/434
dc.description ARAÚJO, M. do S. R. Utilizando o tangram para introduzir conteúdos matemáticos. 2011. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract Neste trabalho apresentaremos uma tendência metodológica, o jogo utilizado como ferramenta metodológica nas aulas de matemática sendo assim um instrumento facilitador do ensino-aprendizagem. Mostraremos que as atividades lúdicas trabalhadas em sala de aulas podem proporcionar estímulo e interesse nos alunos, ajudando-os a novas descobertas, ensinando-os a aprenderem com o erro, a trabalharem em equipe, incentivando a autonomia e a vivência em sociedade, colocando o professor como condutor e estimulador no processo de ensino. Especificamente apresentaremos o jogo tangram. O objetivo deste trabalho é fazer uma explanação sobre a aplicação do tangram no ensino de matemática, dando ênfase a utilização do tangram para introduzir conteúdos matemáticos. Desenvolvemos uma experiência didática, com alunos do 6° ano do ensino fundamental e com alunos da graduação, usando o tangram para introduzir os conteúdos de formação de polígonos, noção de área e representação de fração. Iniciamos o trabalho, capítulo 1, descrevendo sobre a história, características e classificação dos jogos, seguido de considerações sobre os jogos no ensino de matemática. No capítulo 2 discorreremos sobre o tangram abordando sobre os seguintes aspectos: o que é o tangram, qual a sua origem, sua construção e aplicação e por fim apresentaremos outros tipos de tangram. Por fim, no capítulo 3, mostraremos os aspectos metodológicos da pesquisa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Silvânio de Andrade pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino aprendizagem – Jogos educativos pt_BR
dc.subject Jogos educativos – Ensino da Matemática pt_BR
dc.title Utilizando o tangram para introduzir conteúdos matemáticos pt_BR
dc.type Other pt_BR


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