Resumo:
O presente artigo tem como objetivo analisar através da referencia de Freud, a percepção de professoras/es de creches sobre a sexualidade infantil expressa nas práticas educativas. Para isto foi realizada uma pesquisa qualitativa, através de questionário aplicado a 18 professores/as das creches estaduais da cidade de Campina Grande. O percurso metodológico teve caráter qualitativo e se utilizou do questionário para a realização da coleta dos dados. A análise dos dados revelou que as/os professoras/es possuem um conhecimento superficial sobre o desenvolvimento da sexualidade infantil, demonstrando dúvidas e resistência para tratar sobre o assunto. Constata-se que tal conhecimento precisa ser aprofundado para que as/os professoras/es possam entender o desenvolvimento da sexualidade infantil e realizar intervenções com maior segurança e eficiência. Conclui-se este trabalho destacando a importância do desenvolvimento saudável da sexualidade das crianças, o que implicará na construção de conhecimentos por parte dos professores/as acerca da sexualidade no contexto atual. A orientação sexual é imprescindível no ambiente escolar, principalmente com crianças, que estão em pleno desenvolvimento de si mesmo e do corpo.
Descrição:
Meireles, A. K. S. A sexualidade infantil na concepção de professores de creches públicas. 2013. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.