Resumo:
O presente trabalho partiu da relevância do tema Literatura Infantil, e da preocupação com a ausência de práticas de leitura numa turma de 1º ano, em que percebemos as dificuldades de leitura dos alunos durante a realização de um Estágio Supervisionado exigido pela graduação. Sendo assim, definiu-se como objetivo do trabalho investigar como os professores trabalham a Literatura Infantil no processo de alfabetização. Trata-se de um estudo de campo, utilizando como instrumento uma entrevista e registros de observações do cotidiano da sala de aula. Regina Zilberman, Vera Texeira Aguiar, José Juvênio Barbosa, Bruno Bettelhein, Lígia Cadermatori, Meire Cavalcante, Nelly Novaes Coelho, Maria Dinorah Prado, Magda Soares, dentre outros autores embasaram este trabalho. Os sujeitos da pesquisa foram a professora e os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Escritor Alceu do Amoroso Lima que está localizada no bairro das Malvinas na cidade de Campina Grande-PB. Entende-se que a ausência da prática de leitura interfere negativamente no desenvolvimento da proficiência em leitura e na construção do gosto e do hábito de ler. Cabe aos professores estabelecerem uma relação prazerosa entre a criança e o livro. Para isso, a leitura precisa ser apresentada de forma adequada, despertando o interesse das crianças, assim como são propostos os brinquedos. Pois o que se percebeu é a utilização da Literatura Infantil de forma didatizada, através de cobranças de atividades sem significados para a criança.
Descrição:
Pereira, G. da C. B. A literatura infantil numa perspectiva lúdica: sua contribuição para formação de leitores. 2013. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.