Resumo:
A aprendizagem da leitura é uma das principais conquistas que devem ser alcançadas pelas crianças até o final do ciclo da alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Adquirir esta aprendizagem é um direito que a criança tem, direito esse assegurado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/1996 (LDBEN). Este trabalho tem por objetivo geral verificar o estado de leitura de alunos do 6° ano do Ensino Fundamental em escola pública e privada do município de Boqueirão - PB. Nossa hipótese versa sobre a ideia de que grande número de alunos está ingressando no 6° ano com diversos problemas de leitura. Para alcançar nosso objetivo realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo. Como instrumentos para coleta de dados utilizamos questionário, aplicado a duas professoras e duas atividades de leitura aplicada a 10 alunos, cinco de cada professora. Como aporte teórico contamos com os autores: Tfouni (1997), Rojo (2009), Soares (2003, 2001, 1999) Batista (2011), Carvalho (2005), Mortatti (2008, 2006), Frade (2003), Leffa (1999), Solé (1998) e Costa (2004), dentre outros. Através desta pesquisa confirmamos nossa hipótese, pois tanto na fala das professoras, como nas atividades aplicadas aos alunos verificamos que estes apresentam problemas de leitura na fluência, decodificação, compreensão, e interpretação. Assim, vemos a necessidade de professores participarem de formações continuadas que lhes preparem para que garantam aos seus alunos, desde a alfabetização, o direito à aprendizagem da leitura e à sua consolidação na fase de pós – alfabetização, pois acreditamos que é por não haver uma prática intensa e continuada da leitura nessa fase que há lacunas na formação do leitor.
Descrição:
Melo, F. F. de. Estados de leitura de alunos do 6° ano do Ensino Fundamental do município de Boqueirão – PB. 2013. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.