Resumo:
Este trabalho apresenta os resultados de um estudo realizado em estabelecimentos de ensino da rede municipal de Massaranduba-PB (01 creche e 02 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I) com o objetivo de observar como estava sendo trabalhada a proposta de Educação Étnico-Racial na Educação Infantil. Para tanto tomou como objeto de estudo as práticas pedagógicas de duas professoras que orientam-se por uma proposta educativa conectada com determinações da Lei 10.639/03: trabalham as questões étnico-raciais e a história e cultura das diferentes matrizes que formaram a sociedade brasileira. O ensino da cultura afro-brasileira na Educação Infantil é uma estratégia de ensino para que seja incorporada pelas crianças a atitude de aceitação do outro em suas diferenças, sabendo que as crianças da educação infantil já são capazes de tratar o outro com preconceito, o trabalho vem mostrar para os professores como é importante trabalhar com a cultura afro-brasileira na educação infantil. Sendo a Educação Infantil a primeira etapa da educação da criança, inserir a temática da educação étnico-racial desde cedo permitirá as mesmas assimilar conteúdo e práticas que leve as crianças a desenvolverem habilidades que as torne capazes de se relacionar com a diversidade sem preconceito, sem as tão comuns práticas de negação orientadas por atitudes de discriminação racial. A pesquisa pode ser considerada de caráter analítica descritiva com uma abordagem qualitativa, apoiada na Pesquisa Bibliográfica e Documental. Também pode ser considerada uma Pesquisa de Levantamento já que objetiva aprofundar o conhecimento e descrever a situação como existe. Os instrumentos utilizados para coleta de dados in lócus: questionário, entrevistas e observação apoiada no registro visual. Com os resultados da pesquisa esperamos contribuir para mostrar à importância de se trabalhar as questões étnico-raciais ao combate ao preconceito desde os anos iniciais.
Descrição:
Silva, E. D. do N. A questão étnico-racial na educação infantil: fomentando novas práticas pedagógicas. 2014. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.