UEPB - Repositório Digital

A relação entre leitura e escola: sobre a importância de se trabalhar a leitura na escola

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Miguely Pereira da
dc.date.accessioned 2014-07-14T18:17:06Z
dc.date.available 2014-07-14T18:17:06Z
dc.date.issued 2014-07-14
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4357
dc.description Silva, M. P. da. A relação entre leitura e escola: sobre a importância de se trabalhar a leitura na escola. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Pensando a leitura como atividade que vai além da mera decodificação linguística, a entendemos como uma uma atividade que se torna um processo de construção realizado em conjunto entre professor, texto e aluno. Assim, buscamos refletir sobre o que vem a ser leitura, e sua relação com a escola, atentando para a função mediadora do professor no processo de leitura. Diante disso, temos por objetivos refletir sobre a relação entre leitura e escola, bem como sobre a formação do leitor no contexto escolar, atentando para a abordagem dada ao estudo de leitura por parte dos professores, os seus hábitos de leitura, dificuldades encontradas em sala de aula, bem como a importância do desenvolvimento do gosto pela leitura por parte dos alunos. Para tanto, procedemos uma revisão da literatura baseada nas pesquisas desenvolvidas por Aguiar (2001), Costa (2007), Kleiman (2002), Coelho (2000) Maia (2007), dentre outros, além da aplicação de questionários semi-estruturados a professoras da rede municipal de ensino fundamental do município de Gado Bravo PB, realizando, assim, uma pesquisa de campo, que se configura como um estudo de caráter exploratório. Diante disso, destacamos que é de grande valia um estudo que se dedique a refletir sobre a formação do leitor no contexto escolar por meio da mediação do professor, uma vez que possibilita novos caminhos para se pensar a leitura e sua relação com a escola, bem como para a elaboração de novos trabalhos acadêmicos pautados nas ideias aqui expostas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Valdecy Margarida da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Formação de Leitores pt_BR
dc.subject Leitor pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.title A relação entre leitura e escola: sobre a importância de se trabalhar a leitura na escola pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta