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Pensando a leitura como atividade que vai além da mera decodificação linguística, a entendemos como uma uma atividade que se torna um processo de construção realizado em conjunto entre professor, texto e aluno. Assim, buscamos refletir sobre o que vem a ser leitura, e sua relação com a escola, atentando para a função mediadora do professor no processo de leitura. Diante disso, temos por objetivos refletir sobre a relação entre leitura e escola, bem como sobre a formação do leitor no contexto escolar, atentando para a abordagem dada ao estudo de leitura por parte dos professores, os seus hábitos de leitura, dificuldades encontradas em sala de aula, bem como a importância do desenvolvimento do gosto pela leitura por parte dos alunos. Para tanto, procedemos uma revisão da literatura baseada nas pesquisas desenvolvidas por Aguiar (2001), Costa (2007), Kleiman (2002), Coelho (2000) Maia (2007), dentre outros, além da aplicação de questionários semi-estruturados a professoras da rede municipal de ensino fundamental do município de Gado Bravo PB, realizando, assim, uma pesquisa de campo, que se configura como um estudo de caráter exploratório. Diante disso, destacamos que é de grande valia um estudo que se dedique a refletir sobre a formação do leitor no contexto escolar por meio da mediação do professor, uma vez que possibilita novos caminhos para se pensar a leitura e sua relação com a escola, bem como para a elaboração de novos trabalhos acadêmicos pautados nas ideias aqui expostas. |
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