Resumo:
A temática aqui discutida, a prática musical na Educação Infantil, surgiu de uma afinidade com a música. O presente trabalho tem como principal objetivo analisar a prática musical da Creche Municipal Lourdes Loureiro, da cidade de Campina Grande PB. A pesquisa se deu primeiramente pela observação do local pesquisado no intuito de ter um contato primário com o objeto de estudo. Após essa primeira etapa foi realizada, para obtenção dos dados um roteiro com perguntas a cerca do tema. Também utilizamos conversas informais e análise documental. Por ser uma pesquisa qualitativa buscamos analisar os dados levando em consideração as especificidades desse tipo de pesquisa. A pesquisa foi realizada com 6 professoras que atuam na creche e na pré-escola da referida instituição. Após analisarmos a pesquisa percebemos que a música está presente na Educação Infantil, mas não com a qualidade devida. As atividades citadas pelas professoras estavam muito ligadas a questões de cantar musicas para introduzir rotinas nas crianças, nas festividades da escola, em fim em atividades que não deixam de ter sua importância, mas não atingem os benefícios que a música proporciona, e por elas citados na entrevista. Assim concluímos que existe uma lacuna considerável entre a teoria e a prática. Também um aspecto que consideramos importante na pesquisa foi o fato de que essa ineficiência com relação à prática musical também está ligada a formação dos professores, principalmente ao que se diz respeito à formação musical não uma formação que contemple todas as habilidades musicais, mas a que pelo menos supra as necessidades mais urgentes.
Descrição:
Cavalcanti, A. P. R. A prática musical na educação infantil. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.