Resumo:
Este trabalho monográfico aborda como a Cultura Infantil, que enquadra a Literatura Infantil e as adaptações Cinematográficas dos Contos de Fadas, tendo como “norte” o Conto de Fadas moderno Shrek, vem contribuindo para a Educação da Criança de forma positiva trazendo a tona dramas existentes no ser humano como o abandono, a solidão, e a superação dos problemas, fazendo com que as crianças se identifiquem com os personagens principais Shrek e Fiona. Para tanto, se faz necessário uma abordagem teórica acerca do que é literatura infantil, cinema e Contos de Fadas e suas articulações com a Educação, tomando como referências: Coelho (2000), Steinberg & Kincheloe (2001), Giroux (2001), Betelheim (1980), Bernardet (1991), o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), entre outros, para assim situar e relacionar com o conto de fadas Shrek, um conto moderno originado de um livro escrito por William Steig, adaptado por Andrew Adamson pelo estudo Dream Word. O conto é considerado uma paródia dos contos de fadas tradicionais, por mostrar os personagens de forma inversa, tal conto traz contribuições significativas para a educação, dentre elas questões relacionadas à identidade de gênero, identificação e formação de identidade mostrando um modelo de homem na sociedade.
Descrição:
Silva, F. M. Literatura infantil e cinema: múltiplos olhares ao conto de fadas Shrek. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.