Resumo:
O presente estudo é composto por uma análise sobre as decisões de consumo, investimento e as alternativas para poupar que se torna em situações mais confusas para as pessoas, pois existe uma falta de preparo e acesso desse conhecimento para a população em geral. Este questionamento eclodiu nos docentes uma reflexão se realmente os auxiliam nas tomadas de decisões de consumo, investimento e endividamento. O problema da pesquisa foi verificar a percepção dos professores do curso de Administração da Universidade Estadual da Paraíba sobre a relevância de uma adequada Educação Financeira. Este trabalho de pesquisa foi realizado com 16 dos 38 docentes do curso de Administração, UEPB – Universidade Estadual da Paraíba – Campus I, cuja amostra e de 42,1% da população. O questionário executado possui 22 perguntas e solicita conhecimentos em conceitos de valor do dinheiro no tempo, custo de oportunidade e risco e fluxo de caixa, e ainda questiona a inserção de uma matéria de Educação Financeira na grade curricular do curso de administração e qual seria a metodologia mais adequada a ser abordada. Constata–se que essa medida traria benefícios imensos aos alunos do curso de administração, aumentando o controle dos gastos resultando numa satisfação profissional.
Descrição:
SILVA, E. L. G. Educação financeira: um estudo realizado com os professores
do curso de administração da Universidade Estadual da Paraíba. 2013. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Artigo]