Resumo:
Este estudo tem como objetivo principal avaliar a sustentabilidade dos agroecossistemas de base familiar na comunidade de Malhada Grande no município de Queimadas - PB. A pesquisa se caracteriza como descritiva de caráter exploratório, na qual foi aplicado o modelo MESMIS (Marco para Avaliação de Sistemas de Manejo de Recursos Naturais Incorporando Indicadores de Sustentabilidade) de Masera, Astier e López-Ridaura (1999). O universo da pesquisa é composto por duas famílias. Os dados foram coletados com aplicação de um questionário adaptado de Verona (2008) e também por entrevista com os atores sociais, utilizando as falas dos mesmos na determinação dos pontos críticos do sistema, na construção dos ISCs (Indicadores de Sustentabilidade Compostos) e indicadores simples, e, ainda, para atribuição de nota aos indicadores. Os pontos críticos do sistema foram: Cultivo tradicional das culturas; uso de defensivos químicos; forma errada de tratar o lixo; risco de contaminação da água; pouco conhecimento sobre práticas agroecológicas; falta de conhecimento sobre as propriedades do solo; e a falta de interesse em alternativas mais econômicas foram apontados como pontos críticos dos sistemas. Posteriormente, foram formados nove ISCs, dos quais, em conformidade com a escala decimal de Tavares (2004), seis apresentam condição entre boa e excelente, chamando atenção para o ISC de Recurso Hídrico, único a alcançar o nível excelente nos dois agroecossistemas. O nível de criticidade apresentado pelo ISC de Tecnologia (ruim), requer desenvolvimento para melhoria desse ISC. Foi considerado em nível regular o ISC de Iniciativa e Atuação em relação à produção. Conclui-se que a nota geral dos agroecossistemas foi 6,7, o que significa condição boa.
Descrição:
RODRIGUES, S. R. de S. Avaliação da Sustentabilidade em Agroecossistemas de base familiar na comunidade de Malhada Grande no município de Queimadas - PB. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]