Resumo:
A satisfação no trabalho é uma questão essencial para que se alcance, de forma
equilibrada, objetivos profissionais e organizacionais. Neste sentido, o presente
trabalho tem como objetivo analisar o nível de satisfação dos Supervisores
Operacionais da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) em relação aos
indicadores de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Para tanto foi realizada uma
pesquisa caracterizada como exploratória, descritiva, bibliográfica, de campo, de
levantamento e estudo de caso. Para coleta de dados foi utilizado um questionário
adaptado do modelo de Medeiros (2009), baseado no modelo proposto por
WERTHER & DAVIS (1983).Os dados foram analisados a partir da estatística
descritiva.Os resultados indicam que o nível de satisfação quanto às variáveis da
qualidade de vida no trabalho dos Supervisores Operacionais da ECT é deficiente,
embora tenha sido verificado uma margem de expectativa e confiança que pode
transformar a referida realidade institucional.Conclui-se, portanto, que apesar do
baixo nível de satisfação identificado os respondentes mantêm o comprometimento
profissional o que possibilita reversão do quadro ora identificado.
Descrição:
ROCHA, P. C. A. Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT. 2013. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Artigo]