Resumo:
Este trabalho se trata das Práticas e comportamentos étnicorraciais na sala de
aula e constitui-se numa proposta de renovação do processo ensinoaprendizagem
e de valorização das diferentes culturas e sujeitos que compõem
a sociedade brasileira e a escola, cujo propósito é combater o preconceito
racial. No seu conteúdo encontram-se novas propostas de práticas
pedagógicas, pesquisas de campo e observações de comportamentos de
estudantes e a própria História dos locais pesquisados. Encontra-se também as
diferentes formas de racismo, diferenciando-se raça de etnia,mostrando que
somos um país miscigenado e a escola é o lugar onde está toda esta
diversidade cultural e étnica.Para isso propõe-se uma renovação de
práticas,conteúdos e resoluções que possam melhorar o comportamento em
relação ao afrodescendente na sala de aula,através de planejamentos e
atividades culturais e religiosas que possam incluir alunos e professores no
processo de ensino-aprendizagem, visto que os (as) professores (as) revisitam
os conteúdos ministrados, e a metodologia utilizada na sala de aula com o
propósito de incluir todas as culturas, e pessoas. Neste trabalho discuto sobre
essa perspectiva de educação, a partir da realidade de três escolas públicas
que compõem a rede de ensino da Paraíba, são elas: a E.E.E.F. de Uruçu,
E.E.E.F. M Deputado Carlos Pessoa Filho, E.M.E.F. Josefa Heráclito do
Nascimento; todas localizadas no município de Aroeiras PB, e a E.E.E.F.M.
Maria Augusta de Moraes Neves que fica na cidade de São Paulo. À medida
que analiso se em tais escolas ocorrem práticas educativas na perspectiva da
educação etnicorracial, investigo as duas questões que não podem ser
compreendidas de modo dissociado. A existência do preconceito racial no
cotidiano da escola é uma evidencia de que a educação etnicorracial não é
trabalhada a contento conforme determinam as Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação das Relações Étnicorraciais e o Ensino de História
e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
Descrição:
Nascimento, I. M. do. Práticas pedagógicas fundamentadas por uma educação
étnicorracial no cotidiano escolar. 2011. 45f. Monografia (Especialização em História e Cultura Afro-brasileira) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.