Resumo:
O plano de negócios é um documento utilizado por empreendedores quando se deseja iniciar ou expandir uma empresa. O presente artigo teve como objetivo elaborar uma proposta de plano de negócios que analise a viabilidade econômica da expansão dos negócios da empresa MW Frutas, localizada em Coremas, Paraíba. Atualmenteela atua no ramo de hortifrútis, e a expansão dar-se-á com diversificação dos produtos, através da oferta de produtos granjeiros e laticínios em geral. Para fundamentar a resolução do problema proposto, foi elaborada uma pesquisa bibliográfica, utilizando autores na área do empreendedorismo e plano de negócios, de onde foram extraídasas bases para interpretaçãoda pesquisa. Quanto aos aspectos metodológicos, essa pesquisa foi classificada como exploratória, descritiva, explicativa e aplicada, realizada por meio de levantamento bibliográfico, documental e de um estudo de caso. A estrutura do Plano foi baseada e adaptada do modelo de Dornelas (2012), e como tal, foi realizada a análise de mercado, a análise estratégica, planode marketing e o planejamento financeiro a fim deverificar a viabilidade econômica da expansão da empresa.Por fim, o plano de negócios identificou que o investimento inicial será de R$ 12.000,00 (doze mil reais), e terá retorno em aproximadamentequatro anos e meio,apresentando uma taxa interna de retorno de13,33%, mostrando a viabilidade econômica da empresa investir na oferta de novos produtos.
Descrição:
NASCIMENTO, N. de S. Plano de negócios: viabilidade econômica da expansão dos negócios da empresa MW frutas em Coremas/PB. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]