UEPB - Repositório Digital

Fatores competitivos em redes de cooperação interorganizacionais: estudo em uma rede do setor de material de construção

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Fernandes, Isabelle Cavalcanti
dc.date.accessioned 2014-08-07T12:36:13Z
dc.date.available 2014-08-07T12:36:13Z
dc.date.issued 2014-08-07
dc.identifier.other CDD 658.401
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4563
dc.description FERNANDES, I. C. Fatores competitivos em redes de cooperação interorganizacionais: estudo em uma rede do setor de material de construção. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo] pt_BR
dc.description.abstract Diante da globalização e do alto crescimento da economia, surge à necessidade de pequenas e médias empresas unirem forças com o propósito de sobreviverem a mudanças no alto padrão de competição empresarial, como é o caso das redes de cooperação interorganizacionais. Neste contexto, esse trabalho vem apresentar um estudo em uma rede do setor de material de construção com sede em Campina Grande-PB, tendo como problemática: Quais os fatores competitivos observados por Verschoore e Balestrin (2008) estão presentes em uma rede de cooperação de material de construção situado no município de Campina Grande-PB? O estudo objetiva identificar os fatores competitivos na rede em estudo, a partir da aplicação dos fatores observados por Verschoore e Balestrin (2008): escala e poder de mercado; acesso a soluções; aprendizagem e inovação; redução de custos e riscos; e relações sociais. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva conduzida sob a forma de estudo de caso. Os resultados da análise na rede apresentam conformidade com relação ao quadro teórico proposto por Verschoore e Balestrin (2008) onde constataram os fatores relevantes para o estabelecimento de redes de cooperação garantindo vantagem competitiva. Entretanto, algumas variáveis precisam ser trabalhadas estrategicamente, pois os atores que interagem no grupo percebem a relevância e importância de atuarem neste formato, porém algumas vezes essa atuação se limita a ações individualistas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Sandra Maria Araújo de Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Vantagem competitiva pt_BR
dc.subject Redes de cooperação pt_BR
dc.subject Material de construção pt_BR
dc.title Fatores competitivos em redes de cooperação interorganizacionais: estudo em uma rede do setor de material de construção pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta