Resumo:
A preocupação com a sustentabilidade é algo que vem se alastrando nos últimos tempos, uma vez que esta é uma alternativa viável para solucionar a crise socioambiental vivenciada no presente. Identifica-se que a administração é uma ciência com real contribuição para a garantia da sustentabilidade, sendo os profissionais de administração responsáveis pelas importantes tomadas de decisão. Desta forma as universidades e os centros de formação de gestores precisão se adaptarem a nova realidade e buscarem introduzir em seus currículos condições mínimas de desenvolvimento de competências voltadas para a sustentabilidade, por parte de seus alunos. Deste modo a presente pesquisa teve como objetivo identificar quais as contribuições das universidades públicas de Campina Grande-PB no desenvolvimento de competências para a sustentabilidade no curso de Administração. Para atender o objetivo da pesquisa usou-se um modelo proposto pela Global Campact ONU e EFMD, o modelo é composto por 36 competências divididas entre as dimensões. Quanto à classificação possui abordagem quantitativa, objetivo exploratório e descritivo, é considerada pesquisa de campo e utilizou-se questionário para coleta de dados. Os resultados indicam que as universidades pesquisadas estão auxiliando seus alunos a desenvolverem competências para a sustentabilidade, o conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores são bem avaliados pela maioria dos respondentes, possibilitando a estes quando profissionais atuantes no mercado de trabalho fazerem a diferença em busca do desenvolvimento sustentável.
Descrição:
SILVA, L. de B. As contribuições das universidades públicas de Campina Grande no desenvolvimento de competências para a sustentabilidade no curso de Administração. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]