Resumo:
Sabe-se que o Marketing, enquanto função empresarial identifica necessidades e desejos dos clientes, especificando assim que os mercados-alvo serão melhores assistidos pela empresa que decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar e atender melhor ao cliente, através de estratégias diversificadas. Assim, através do marketing promocional ou mix de comunicação de marketing, a empresa dispõe de um conjunto de ferramentas que irá manter os clientes reais e atrair novos clientes potenciais através das várias formas de comunicação. Neste contexto, este artigo teve como objetivo propor estratégias de comunicação de marketing que sirvam de subsídios para manter e atrair clientes, assegurando a competitividade e efetividade da CLIEJJ no mercado campinense. Na metodologia utilizou-se pesquisas do tipo exploratória, descritiva, bibliográfica e estudo de caso; também foram utilizadas algumas ferramentas de comunicação de marketing que serviram de base para elaboração da proposta. Nos resultados foram propostas estratégias de comunicação de marketing, que se forem acatadas provavelmente irão contribuir de forma significativa para atrair e manter clientes; bem como tornar empresa mais competitiva e efetiva no mercado local.
Descrição:
ARAÚJO, A. G. de. Estratégias de comunicação de marketing para atrair e reter clientes: proposta para clínica de estética CLIEJJ, em Campina Grande - PB. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]