Resumo:
As organizações estão adotando cada vez mais práticas de Responsabilidade Social, isso ocorre tanto por parte das exigências da sociedade, como por parte das empresas que entenderam que podem ter vantagens competitivas ao aderi-las. Desse modo, este estudo tem o objetivo geral -analisar as práticas de responsabilidade social, desenvolvidas pelo Banco do Brasil nas agências do Partage Shopping e do Mercado central da cidade da Campina Grande/PB. Para tanto foi realizada uma pesquisa caracterizada como exploratória, descritiva, bibliográfica, de campo e estudo de caso. Para coleta de dados foi utilizado um questionário adaptado dos modelos de Carroll (1979, 1991) e Quazi e O’Brien (2000). Os dados foram analisados a partir da estatística descritiva. Os resultados indicam que atuação das organizações nas questões sociais possui aspectos deficientes, uma vez que as variáveis apresentam respostas positivas, pois a organização difunde práticas de desenvolvimento sustentável e negativas, pois alguns colaboradores não acreditam que a instituição esteja apta para a resolução das questões sociais. Conclui-se, portanto, que apesar da tentativa de aplicar ações de responsabilidade social e ambiental em suas agências, existe uma discordância entre a efetiva aplicação e a execução, se tornando necessário mais comprometimento por parte da organização.
Descrição:
LEITE, A. Análise das práticas de responsabilidade social desenvolvidas pelo Banco do Brasil na cidade de Campina Grande - PB. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]