Resumo:
Constantemente nos deparamos com uma diversidade de situações e problemas, nas quais as pessoas e as organizações são direcionadas à tomada de decisão. É através do processo decisório que os gestores podem definir o caminho mais adequado a ser seguido pela organização diante de determinadas circunstâncias. Nesse contexto, o presente estudo analisou o uso da avaliação institucional a partir da percepção dos alunos do Ensino Médio de uma Instituição de ensino como ferramenta de gestão e controle da qualidade, capaz de fornecer informações necessárias à tomada de decisão dos gestores. A metodologia utilizada caracterizou-se como quanti-qualitativa, descritiva, exploratória, bibliográfica, documental e análise de conteúdo. Após a análise dos dados secundários e de uma entrevista semiestruturada com um dos gestores, os resultados demostram que a escola dispõe de infraestrutura e eventos satisfatórios, contudo, requer aperfeiçoamento em algumas áreas a fim de se alcançar a qualidade total do serviço. Entretanto, constatou-se que a avaliação institucional funciona como elemento sinalizador de prováveis melhorias, mas as decisões tomadas não são baseadas apenas nos dados obtidos através da avaliação institucional.
Descrição:
CABRAL, L. P. B. Utilização da avaliação institucional como ferramenta para tomada de decisão. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]