Resumo:
O gerenciamento de pessoas tem a necessidade de ter agilidade e prática, a busca por essas novas metodologias para administrar os desempenhos internos como principal objetivo é a melhoria do trabalhador nas suas organizações, por isso investir na Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). O objetivo deste artigo foi identificar na percepção dos colaboradores o que poderá ser feito para melhorar a qualidade de vida no trabalho, na unidade 05, da W. A. Barreto e Cia Ltda., em Campina Grande – PB. Caracteriza-se como estudo de caso, acompanhado de pesquisas exploratória, descritiva, bibliográfica e qualitativa. O instrumento utilizado foi uma enquete, composta por uma questão simples e direta, tendo como sujeitos da pesquisa, 10 frentistas e 01auxiliar administrativo. Nos resultados obtidos, verificou-se que dentre os vários aspectos, destacaram-se por ordem de importância: melhores condições para o descanso, plano de saúde, segurança, cobertura do posto (protetor solar), redução da jornada de trabalho, espaço amplo, banheiro com chuveiro, torneiras em fácil local de acesso, contratação de mais funcionários, quadro de avisos, interação entre os funcionários e informação. Assim, espera-se que sejam envidados esforços para implantar as recomendações propostas o que provavelmente irá melhorar o nível de satisfação dos participantes da pesquisa, haja vista que passa mais tempo de suas vidas no trabalho do que em outras atividades.
Descrição:
VALENÇA, C. S. Qualidade de vida no trabalho: estudo do desenvolvimento de melhorias para os colaboradores, da unidade 05, da W. A. Barreto e Cia. Ltda., em Campina Grande - PB. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]