dc.contributor.author |
Santiago, Misleide Silva |
|
dc.date.accessioned |
2014-08-15T13:28:37Z |
|
dc.date.available |
2014-08-15T13:28:37Z |
|
dc.date.issued |
2014-08-15 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371. 102 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4640 |
|
dc.description |
SANTIAGO, M. S. Práticas de planejamento do professor de Matemática no Ensino Fundamental. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Neste trabalho apresentamos uma pesquisa de cunho qualitativo, com objetivo de investigar as
práticas de planejamento de docentes de Matemática do Ensino Fundamental. O método para
coleta de dados foi a partir de um questionário contendo catorze questões, aplicado a
dezenove professores que lecionam Matemática no Ensino Fundamental em algumas escolas
públicas estaduais da cidade de Campina Grande-PB. Algumas perguntas objetivaram traçar o
perfil desses profissionais. Outras interrogava-os a respeito do planejamento escolare
planejamento das aulas de Matemática (período, como planejavam, e solicitação dessa
atividade pedagógica pela escola). As demais estavam voltadas para relevância desse fazer
docente, desafios encontrados, pontos mais consideráveis no ato de planejar e relação entre
discursos reflexivos e práticas de planejamento durante a graduação dos sujeitos da pesquisa.
Ancorado nos elementos teóricos da Educação e Educação Matemática foi possível descrever
os dados e analisá-los. Os resultados mostram que a maioria dos professores participam das
práticas de planejamento em um período de tempo considerável. Um bom percentual deles
elaboram o planejamento de suas aulas, apenas uma segue o modelo trazido pelo livro
didático. De acordo com os dados, as escolas solicitam desses profissionais seus planos.
Todos reconhecem que o ato de planejar é uma atividade pedagógica indispensável na pratica
do professor de Matemática, contribuindo para obtenção de resultados satisfatórios na
docência. Por outro lado, a pesquisa revelou que a formação inicial desses sujeitos deixou
lacunas no que diz respeito aos saberes pedagógico. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Pedro Lúcio Barboza |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Planejamento escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.title |
Práticas de planejamento do professor de Matemática no Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |