UEPB - Repositório Digital

Práticas de planejamento do professor de Matemática no Ensino Fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santiago, Misleide Silva
dc.date.accessioned 2014-08-15T13:28:37Z
dc.date.available 2014-08-15T13:28:37Z
dc.date.issued 2014-08-15
dc.identifier.other CDD 371. 102
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4640
dc.description SANTIAGO, M. S. Práticas de planejamento do professor de Matemática no Ensino Fundamental. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Neste trabalho apresentamos uma pesquisa de cunho qualitativo, com objetivo de investigar as práticas de planejamento de docentes de Matemática do Ensino Fundamental. O método para coleta de dados foi a partir de um questionário contendo catorze questões, aplicado a dezenove professores que lecionam Matemática no Ensino Fundamental em algumas escolas públicas estaduais da cidade de Campina Grande-PB. Algumas perguntas objetivaram traçar o perfil desses profissionais. Outras interrogava-os a respeito do planejamento escolare planejamento das aulas de Matemática (período, como planejavam, e solicitação dessa atividade pedagógica pela escola). As demais estavam voltadas para relevância desse fazer docente, desafios encontrados, pontos mais consideráveis no ato de planejar e relação entre discursos reflexivos e práticas de planejamento durante a graduação dos sujeitos da pesquisa. Ancorado nos elementos teóricos da Educação e Educação Matemática foi possível descrever os dados e analisá-los. Os resultados mostram que a maioria dos professores participam das práticas de planejamento em um período de tempo considerável. Um bom percentual deles elaboram o planejamento de suas aulas, apenas uma segue o modelo trazido pelo livro didático. De acordo com os dados, as escolas solicitam desses profissionais seus planos. Todos reconhecem que o ato de planejar é uma atividade pedagógica indispensável na pratica do professor de Matemática, contribuindo para obtenção de resultados satisfatórios na docência. Por outro lado, a pesquisa revelou que a formação inicial desses sujeitos deixou lacunas no que diz respeito aos saberes pedagógico. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Pedro Lúcio Barboza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Planejamento escolar pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.title Práticas de planejamento do professor de Matemática no Ensino Fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta