Resumo:
Esse trabalho relata duas experiências vivenciadas enquanto bolsista do Subprojeto de Física
do PIBID da Universidade Estadual da Paraíba. A primeira ação foi a Gincana da Física e a
segunda foi o Curso de Iniciação Cientifica para o Ensino Médio, ambas desenvolvidas em
escolas públicas de Campina Grande. Várias atividades integraram as duas ações,
promovendo o diálogo, a discussão, interação e envolvimento dos alunos das escolas com a
abordagem dos temas desenvolvidos na Gincana e no Curso de Iniciação Científica. Enquanto
futuros professores de física esperamos que os resultados dessa vivência, possam contribuir
para a reflexão que precisamos fazer acerca de nossa prática pedagógica e das possibilidades
de transformá-las, entendendo que a ciência pode ser trabalhada com ações inovadoras, como
as relatadas neste trabalho.
Descrição:
FAUSTINO, A. de L. Ações inovadoras no âmbito escolar: o caso da Gincana da Física e o curso de Iniciação Científica no Ensino Médio. 2014. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.