63 - Pedagogia / PARFOR: Recent submissions

  • Cunha, Vilma Antônia Oliveira da (2014-09-01)
    O lúdico é de fundamental importância para a Educação Infantil, ele pode ser usado como recurso que proporciona um ensino de forma mais dinâmico e significativo, visto que o mundo inventivo de sonho e fantasia do universo ...
  • Silva, Francisca Letice da (2014-09-01)
    Este trabalho de natureza bibliográfica, que se caracteriza também em um estudo de campo dadas as observações, intervenções e análises durante os Estágios Supervisionados I, II e III, tem como objetivo apresentar e discutir ...
  • Sousa, Maria Jerúsia de Oliveira (2014-08-29)
    O presente artigo pretende investigar, junto à teoria e a prática, qual é a importância do brincar para a aprendizagem, desenvolvimento e desempenho das crianças na vida escolar.Este trabalho esta dividido em três capítulos: ...
  • Silva, Maria Araci de Lima (2014-08-29)
    A escola atual enfrenta hoje uma série de dificuldades para trabalhar os objetivos da leitura em sala de aula, sobretudo nos anos iniciais, fase em que o aluno ainda está em processo inicial de formação leitora. Diante ...
  • Silva, Valdegizio Silvino da (2014-08-29)
    O estudo monográfico tem como objetivo compreender as dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental e, partir daí buscar soluções viáveis que possam motivar os alunos a superá-las. Assim o estudo tem ...
  • Lima, Maria Elivania de (2014-08-29)
    A gestão escolar, que outrora atendia as exigências da escola autoritária, passa a atender os preceitos da escola democrática, preconizando a participação como busca pela qualidade da educação, tornando-se foco de atenção ...
  • Sousa, Geralda Alves Figueiredo de (2014-08-29)
    A educação da criança assume um caráter global no sentido de que atribui a todas as instituições principalmente no que condiz a escola e a família, parcelas essenciais na responsabilidade e de parceria no processo de ...
  • Silva, Maria Ginalva (2014-08-29)
    O objetivo destetrabalho é apresentar algumas teorias sobre disciplina e indisciplina em uma instituição escolar, considerando fatores sócios culturais, métodos de ensino e postura dos educadores. A disciplina ou limite ...
  • Almeida, Alba de Figueredo (2014-08-29)
    O presente trabalho se configura em um estudo bibliográfico e de campo, e tem por objetivo refletir sobre as dificuldades de leitura nos anos iniciais, considerando que este processo ainda é um dos grandes desafios do ...
  • Pereira, Aparecida Maria da Silva (2014-08-29)
    O presente estudo tem como temática leitura e escrita, e como objetivo analisar as dificuldades dos educandos no processo de aquisição da leitura e escrita nos anos iniciais no ensino infantil. O suporte teórico que embasou ...
  • Lima, Lidiande da Silva (2014-08-29)
    O trabalho tem por objetivo mostrar a importância do lúdico na educação infantil; considerando como atividades lúdicas: jogos, brincadeiras e músicas. fundamentada por um expressivo referencial teórico; a dissertação mostra ...
  • Silva, Benedita Conrado da (2014-08-29)
    A avaliação da aprendizagem escolar é uma prática que se faz presente em todo o decorrer do trabalho do professor, existindo não para medir conhecimentos, mas para ser útil no processo de reflexão constante do ensino e da ...
  • Nunes, Odaiza (2014-08-29)
    O presente trabalho tem como objetivo analisar as possibilidades de aprendizagem sob a concepção de docentes que trabalham em classes multisseriadas de ensino tendo como referência a Escola Municipal de Ensino fundamental ...
  • Silva, Djaíra Conrado da (2014-08-29)
    A leitura é uma atividade de grande importância para as pessoas, fornecendo-lhes conhecimento, segurança e fundamentos para uma boa formação como cidadão crítico e profissional. A escola, essencialmente o professor, tem ...
  • Silva, Ildete Maria da (2014-08-29)
    O presente trabalho trata sobre reflexões teórico/práticas das experiências pedagógicas desenvolvidas em escolas públicas da cidade Brejo dos Santos – PB, que foram observadas durante os estágios supervisionados, que ...
  • Araújo, Maria Jailma de Sousa (2014-08-28)
    De acordo com a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), a educação brasileira deve estar estruturada em três etapas: Educação Infantil (creches e pré-escolas), Ensino Fundamental (9 anos) e Ensino Médio (3 anos). E ...
  • Calado, Maria Aparecida da Silva (2014-08-28)
    O presente artigo tem por objetivo analisar as dificuldades dos educandos no processo de aquisição da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. Neste foi feito uma análise das estratégias usadas na construção ...
  • Campos, Jerusa Serafim de Lima (2014-08-28)
    Considerando como atividades lúdicas os jogos, brincadeiras e músicas, fundamentadas por um expressivo referencial teórico, este trabalho monográfico mostra a forma como devem ser aplicadas as atividades lúdicas na Educação ...
  • Silva, Maria das Graças (2014-08-28)
    Este artigo enfoca o processo de alfabetização já tão familiar em nossa sociedade, em contraste com o processo de letramento que é um tema recente em relação ao novo sentido que ganhou nos meios acadêmicos. Letrar é mais ...
  • Silva, Maria das Neves Serafim (2014-08-28)
    O estudo monográfico tem por objetivo analisar a importância da leitura nos anos iniciais da educação básica, tendo como parâmetros o estagio supervisionado realizado numa escola pública Maria de Lourdes de Lima na cidade ...

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta