Resumo:
Em 2010 as redes sociais emergiram nas campanhas eleitorais, mas, a princípio, não há indícios concretos que algum candidato tenha levado vantagem com o uso delas. Porém, esse cenário tende a mudar agora em 2014, em especial nas eleições presidenciais. Os pré-candidatos despertaram para essa nova realidade e correm contra o tempo para ampliar sua atuação nas redes sociais, visando ganhar uma legião de eleitores cada vez mais conectada e influenciada pelos conteúdos circulados na Internet. Segundo dados do IBOPE 2014, no Brasil já são mais de 105 milhões de usuários da rede. Mas até que ponto as redes sociais vão interferir nas campanhas eleitorais de 2014? O presente artigo discute o uso das mídias sociais Facebook e Twitter como ferramentas estratégicas de aproximação e interação junto ao eleitorado, no mês de junho, período que antecede as campanhas eleitorais. A pesquisa adotou, inicialmente, métodos de pesquisa exploratória, buscando delimitar, explicitar e contextualizar melhor o objeto de estudo para, em um segundo momento, executar métodos de análise descritiva do cenário comunicacional das mídias sociais citadas, no período pré-eleitoral.
Descrição:
MARINHO, T. M. M. O uso das mídias sociais e sua importância no processo eleitoral: um estudo da pré-campanha de 2014. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]