Resumo:
A comunicação empresarial é de fundamental relevância para aproximar tanto clientes, parceiros comerciais, sociedade, quanto os seus funcionários/colaboradores da sua cultura, identidade e direcionamento. Embora esse meio de comunicação seja mantido em segundo plano do ponto de vista interno por algumas organizações, ou tratado de forma abrangente devido ao porte da empresa, motivados por redução de custos e praticidade, o mercado corporativo em geral tem percebido e investido no potencial da comunicação interna, modernizado os canais pelos quais esta comunicação acontece. Este artigo tem por objetivo abordar a comunicação empresarial dentro de uma grande empresa de telecomunicações, a fim de analisar as mudanças ocorridas em seus canais de comunicação interna com a incorporação da internet, e a relevância para os seus colaboradores do ponto de vista regional, revelando como estes percebem o veículo de comunicação “Canal 31” dentro do seu contexto de trabalho e na construção da sua identidade enquanto funcionário, considerando assim a efetividade da utilização deste meio de comunicação na relação empresarial. Para elaboração deste trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica com base em Kunsch (1997; 2003) e Rego (1986) que abordam sobre a Comunicação Empresarial. Após aplicação de questionários utilizados na pesquisa de campo, o resultado observado indica que a mudança na estratégia realizada pela empresa alcançou resultados positivos e a relevância do “Canal 31” é percebida e comprovada pelos funcionários da empresa.
Descrição:
AMADO, D. C. A. “Canal 31”: a trajetória e efetividade da comunicação interna na OI Paraíba. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]