UEPB - Repositório Digital

Análise dos benefícios da implantação da ISO 9001 pela percepção dos clientes internos, numa fábrica de colchões em Campina Grande - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Tácio Santos
dc.date.accessioned 2014-08-20T16:53:05Z
dc.date.available 2014-08-20T16:53:05Z
dc.date.issued 2014-08-20
dc.identifier.other CDD 658.401 3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4741
dc.description ARAÚJO, T. S. Análise dos benefícios da implantação da ISO 9001 pela percepção dos clientes internos, numa fábrica de colchões em Campina Grande - PB. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract A forma mais segura de uma organização se manter forte no mercado em que atua são as constantes preocupações em melhorar seus processos e produtos, de forma a não apenas satisfazer as expectativas de seus clientes, mas também superá-las. O diferencial competitivo das organizações líderes está intimamente ligado ao modelo de gestão adotado e praticado. O objetivo geral deste trabalho é analisar, através da percepção dos clientes internos, os benefícios da implantação da ISO 9001 em uma empresa fabricante de colchões em Campina Grande – PB. Com o objetivo de alcançarmos o proposto, utilizou-se de um estudo de caso, como também pesquisa descritiva, bibliográfica e qualitativa. A referida pesquisa teve como universo 110 clientes internos, dos quais, foi retirada uma amostra de 16 funcionários que totalizam aproximadamente 15% de todo o universo. Para o levantamento dos dados foi aplicada uma enquete onde os clientes internos deveriam expressar sua percepção acerca dos benefícios alcançados pela empresa após a implantação da ISO 9001. Logo após a aplicação da enquete, verificou-se que essa percepção foi positiva, pois foram relatados benefícios como: organização e limpeza, aumento da produtividade e competitividade, colaboradores mais qualificados, redução de custos, entre outros. Sendo assim, foi possível constatar a visão satisfatória por parte dos colaboradores, as inúmeras vantagens competitivas alcançadas por parte da empresa, bem como a melhoria contínua de seus processos e produtos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ronaldo da Nóbrega Tavares pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject ISO 9001 pt_BR
dc.subject Competitividade pt_BR
dc.subject Gestão de qualidade pt_BR
dc.subject Métodos de melhorias pt_BR
dc.subject Empresa Americanflex pt_BR
dc.title Análise dos benefícios da implantação da ISO 9001 pela percepção dos clientes internos, numa fábrica de colchões em Campina Grande - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta