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A forma mais segura de uma organização se manter forte no mercado em que atua são as
constantes preocupações em melhorar seus processos e produtos, de forma a não apenas
satisfazer as expectativas de seus clientes, mas também superá-las. O diferencial competitivo
das organizações líderes está intimamente ligado ao modelo de gestão adotado e praticado. O
objetivo geral deste trabalho é analisar, através da percepção dos clientes internos, os
benefícios da implantação da ISO 9001 em uma empresa fabricante de colchões em Campina
Grande – PB. Com o objetivo de alcançarmos o proposto, utilizou-se de um estudo de caso,
como também pesquisa descritiva, bibliográfica e qualitativa. A referida pesquisa teve como
universo 110 clientes internos, dos quais, foi retirada uma amostra de 16 funcionários que
totalizam aproximadamente 15% de todo o universo. Para o levantamento dos dados foi
aplicada uma enquete onde os clientes internos deveriam expressar sua percepção acerca dos
benefícios alcançados pela empresa após a implantação da ISO 9001. Logo após a aplicação
da enquete, verificou-se que essa percepção foi positiva, pois foram relatados benefícios
como: organização e limpeza, aumento da produtividade e competitividade, colaboradores
mais qualificados, redução de custos, entre outros. Sendo assim, foi possível constatar a visão
satisfatória por parte dos colaboradores, as inúmeras vantagens competitivas alcançadas por
parte da empresa, bem como a melhoria contínua de seus processos e produtos. |
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