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Problemas trazidos pelo uso da calculadora nos anos iniciais do Ensino Fundamental

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dc.contributor.author Cavalcante, Suênia Dias
dc.date.accessioned 2012-10-22T13:14:26Z
dc.date.available 2012-10-22T13:14:26Z
dc.date.issued 2012-10-22
dc.identifier.other CDD 510.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/489
dc.description CAVALCANTE, S. D. Problemas trazidos pelo uso da calculadora nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2011. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo apresenta a discussão sobre o uso da calculadora nos anos iniciais do ensino fundamental, trazendo fundamentações teóricas com finalidade de provar e explicar o fato de que o uso da máquina no período em questão trará problemas no desenvolvimento matemático mental dos alunos. Traz afirmações de estudos nas áreas da matemática e psicologia, que justificam os pontos defendidos no artigo, de que o uso da calculadora nos anos iniciais do ensino fundamental não é solução nem o caminho para a verdadeira aprendizagem matemática, que os professores precisam ter a consciência de que ao inserir a máquina no início do fundamental, momento em que os alunos ainda não assimilam completamente as operações básicas matemáticas, como adição, subtração, multiplicação e divisão, tal ação prejudicará o rendimento e o próprio desenvolvimento do aluno em se tratando da construção de conhecimentos. Com base em estudos científicos da área de psicologia, o período em que os alunos ingressam nos anos iniciais do ensino fundamental, é exatamente a fase em que o raciocínio lógico e o cálculo mental começam a se desenvolver e a partir dessas afirmações levanta-se a questão de que ao estimular e incentivar o uso da calculadora nesse período escolar, o crescimento e o processo de desenvolvimento mental do aluno será bloqueado, tornando o ato do pensar matemático algo supérfluo e o substituindo por uma ação mecânica e cômoda com o uso da calculadora, onde a mesma fará o trabalho que deveria ser realizado pelo cérebro humano, não permitindo assim, que os alunos tomem real conhecimento sobre as ações realizadas no setor matemático e os tornando dependentes da máquina, o que prejudicará a aquisição de conhecimentos futuros, criando inaptidões ao se deparar com situações onde não terão acesso ao uso da calculadora. O artigo apresenta como finalidade central o fato de que o uso da calculadora nos anos iniciais do ensino fundamental é uma ação totalmente negativa, tendo como consequências o bloqueio do raciocínio lógico e danos no desenvolvimento da criação de conhecimentos matemáticos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Kátia Suzana Medeiros Graciano pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Calculadora pt_BR
dc.title Problemas trazidos pelo uso da calculadora nos anos iniciais do Ensino Fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


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