dc.contributor.author |
Pereira, Dayvson Duarte |
|
dc.date.accessioned |
2014-09-02T12:43:31Z |
|
dc.date.available |
2014-09-02T12:43:31Z |
|
dc.date.issued |
2014-09-02 |
|
dc.identifier.other |
CDD 516 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4950 |
|
dc.description |
PEREIRA, D. D. Uso da realidade aumentada como ferramenta de apoio ao ensino da Geometria Espacial no 2º ano do Ensino Médio: Utilização de ferramentas FLARAS e Google Sketchup. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho propõe o uso da Realidade Aumentada(RA) em uma turma
do segundo ano do ensino médio com o objetivo de auxiliar os alunos no
processo de visualização de elementos referentes ao estudo da
geometria espacial. O documento inicia pelo relato da etapa associada a
aprendizagem dos programas de computador FLARAS e Google
Sketchup, para a criação e exibição dos objetos construídos. Em
seguida, utilizaram-se os objetos construídos em uma sequência de
aulas com uma turma do ensino médio. Por fim, avaliamos a eficácia do
uso da ferramenta por meio da comparação dos resultados com outra
turma, da mesma série, cujos conteúdos da geometria espacial foram
abordados de maneira tradicional, com a utilização do quadro e do giz.
Identificamos melhoras com o uso da RA, tanto em relação ao tempo
necessário na aplicação dos conteúdos, quanto no estimulo dos alunos
buscarem aprofundar os conhecimentos quanto ao ensino da geometria
espacial. O uso do material facilitou a aprendizagem dos alunos e
melhorou o desempenho quanto à resolução de exercícios. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Thiciany Matsudo |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Realidade aumentada |
pt_BR |
dc.subject |
Geometria espacial |
pt_BR |
dc.subject |
Novas tecnologias na educação |
pt_BR |
dc.title |
Uso da realidade aumentada como ferramenta de apoio ao ensino da Geometria Espacial no 2º ano do Ensino Médio: Utilização de ferramentas FLARAS e Google Sketchup |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |